SAF - Crítica: Incêndios (Incendies)

Gente do céu! Eu acabei de revisar um filme aqui no trabalho que me deixou muito impactada, então eu precisava compartilhar com vocês. Deve passar em algum momento no Canal Brasil e, pelo que vi, está disponível também na Apple +.

Estou falando de "Incêndios" - "Incendies", no original - um filme francês de 2010 que inclusive descobri que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. E com toda razão. Desde o começo dá para perceber que a história é boa e que vai prender a atenção do espectador, mas eu não esperava a reviravolta no final. E, até quando saquei, não esperava o impacto que sentiria depois.

Cola aqui que eu vou falar um pouquinho sobre a trama sem dar spoilers.

⭐⭐⭐⭐⭐


Tudo começa quando os gêmeos Simon e Jeanne se encontram com o notário Jean Lebel, um amigo e antigo patrão da mãe deles, Nawal Marwan, para a leitura do testamento dela. Jean conta que todos os bens e o dinheiro de Nawal serão distribuídos igualmente entre os filhos, mas isso não é tudo. Cada um receberá um envelope: um destinado ao pai deles, e o outro, ao irmão. E, quando os gêmeos entregarem as respectivas cartas aos seus destinatários, os mesmos receberão uma carta também. "O silêncio será quebrado, uma promessa será cumprida e uma lápide poderá ser posta no meu túmulo. Meu nome, gravado nela, exposto ao sol."

O único e "pequeno" problema é que Simon e Jeanne não fazem ideia de onde o pai está e nem ao menos sabiam que tinham um irmão, então dá para imaginar o absurdo que era aquele pedido. Enquanto Simon se nega a fazer qualquer coisa para realizar esse último capricho da mãe, Jeanne embarca em uma aventura pelo Oriente Médio, refazendo os passos de sua mãe até encontrar a verdade. E, quando o irmão se junta a ela, ambos descobrem que seu mundo está prestes a virar de cabeça para baixo.

O desenvolvimento desse filme, gente, por Deus, que coisa incrível! Acabei de ver que é baseado na peça de Wajdi Mouawad, que vocês encontram neste link .

Apesar de ter visto o filme, eu quero muito comprar o livro para saber se algo foi cortado e reviver essa história. Sabe aquele meme da Mônica?


Pois bem, era essa euzinha contando animadamente todo o plot pra minha mãe.

Confiem em mim quando digo que é um dos melhores filmes que eu já vi. Se você curte tramas com uma pitada histórica, mistérios, drama e muitas reviravoltas, esse é o filme certo.

Chega de papo. Vão logo assistir.


Por hoje é só.

Até a próxima, prateleiros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Livros Engraçados (e sexy) pra caramba!

Resenha: Infâncias Roubadas - Angela Marsons

Resenha: Rastros de Sangue - Maya Avilo