Resenha: Confie se Puder - Letícia de Lucas

 Faaaala, meu povo!

Terminei agora um livro que já estava na minha lista há um bom tempo, mas, como meu Kindle era meio antigo e ruinzinho, acabei não pegando até comprar meu bebê novo com LED (amo). A temática é bem leve, com doses de mistério e bastante romance também. Eu não sou mais tão fã de histórias de romance - estou em uma vibe mais suspense / fantasia / literatura japonesa nesses últimos anos - mas o livro me prendeu do início ao fim.

Mas vamos ao que interessa!

Título: Confie se Puder
Autora: Letícia de Lucas
Sinopse: A vida de Sophia virou uma bagunça justamente no seu ano de vestibular. Como se já não fosse um período cheio de desafios, surge o Traidor: alguém disposto a atrapalhar anonimamente cada um dos integrantes de sua turma no terceiro ano. Seus amigos de classe, que antes eram muito unidos, agora se veem à prova: qual deles é o responsável por prejudicá-los? Então, Sophia recorre à boa e velha Filosofia para tentar encontrar uma resposta para os seus problemas, desafios, amizades e um triângulo amoroso inesperado. Mas, enquanto a Verdade ainda não aparece, a solução é confiar, se puder.
Nº de páginas: 297
Onde comprar? Amazon (ebook) Uiclap (físico)


Pois bem, vou começar dizendo que adorei como a história usa a filosofia como pano de fundo. Eu nunca fui boa nessa matéria, inclusive me dá arrepio só de lembrar de ter que estudar isso no colégio, mas, no meu último período da faculdade, tive que fazer uma matéria na área para poder me formar e, quem diria, foi justamente sobre Platão, os Sofistas e essa noção de Verdade - e muitas outras coisas também que não me lembro. Foi bem interessante ver essa correlação da filosofia com a trama do livro em si, que, além de nos proporciona umas boas horinhas de entretenimento, ainda ensina uma coisinha ou duas.

A história começa com Sophia, nossa personagem principal, nos contando um pouco sobre sua vida e a pressão para o vestibular, isso porque ela vem de uma família de médicos e se sente pressionada a seguir o mesmo caminho. No terceiro ano do ensino médio, ela e sua turma são muito unidos e todos podem confiar plenamente um no outro, não havendo espaço para mentiras ou burburinhos pelas costas. Contudo, quando Sophia entra na sala, dá de cara com um quadro recheado de ofensas; não só direcionadas a ela, como a todos os seus colegas de classe. Quem tinha feito isso? E, mais importante ainda, por quê? Cercados pela desconfiança, os jovens são incentivados por seu professor de filosofia a preencherem um papel pendurado na classe com suas opiniões sobre os colegas - de forma secreta, é claro. A partir daí, os alunos vão começar uma jornada para descobrir o traidor enquanto ainda se preocupam com as provas que estão por vir e com as emoções à flor da pele.

Eu gostei muito da história e achei bem divertida de acompanhar. De novo, não é mais meu estilo, mas os diálogos são bem feitos, tornando fácil imaginar o cenário proposto. Os personagens são divertidos e o suspense é bem sustentado até o fim, ainda que eu tenha ficado querendo mais drama na hora de descobrirmos o culpado. De toda forma, é uma leitura ótima e, o melhor de tudo, está disponível no Kindle Unlimited!

Se está procurando algo leve para acabar com aquela ressaca literária, acredito que "Confie se Puder" é uma boa pedida.


Bem, por hoje é só.

Até a próxima resenha, prateleiros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Livros Engraçados (e sexy) pra caramba!

Resenha: Infâncias Roubadas - Angela Marsons

Resenha: Rastros de Sangue - Maya Avilo