Menu Horizontal

08 fevereiro 2016

Resenha: The Bronze Horseman - Paullina Simons

Hello, Bitcheees!
  Tia Anne tava com tanta saudade de vocês! Por isso, comemorando a folguinha que eu tive, vou falar sobre um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Então preparem-se para ouvir muitos elogios, ok?

Sinopse: 
  O céu dourado, o crepúsculo translúcido, as noites brancas: todos contendo a promessa de juventude, amor e renovação eterna. A guerra ainda não tocou esta cidade de grandeza decadente, ou a vida das duas irmã Mentanova, Tatiana e Dasha, que dividem um único cômodo num estreito apartamento com seu irmaõ e pais. O mundo deles é virado ao avesso quando o exército de Hitler ataca a Rússia e começa sua implacável blitz em Leningrado.
  Ainda há luz em meio a escuridão. Tatiana conhece Alexander, um corajoso jovem oficial do Exército Vermelho. Forte e confiante, que guarda um problemático e misterioso passado, ele é atraído por Tatiana— e ela por ele. Fome, desespero e medo logo dominam sua cidade durante o terrível inverno do implacável domínio alemão. O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça despedaçar a família Mentanova e expor o perigoso segredo que Alexander tão cuidadosamente protege — um segredo tão devastador quanto a própria Guerra — enquanto os amantes são arrastados pela brutal maré que vai mudar o mundo e suas vidas para sempre.


Nota: 5 estrelas
Páginas: 912 páginas.
Série: The Bronze Horseman, #1
Editora: HarperCollins (Ainda não publicado no Brasil)


  É tão, tão, tão, tão, tão boooooom! 

how i met your mother barney stinson legendary barney stnson

  Esse livro se passa na Rússia— União Soviética, na verdade— no período do início da Segunda Guerra Mundial. A União Soviética passou pelas transformações da implantação do socialismo no país: transferência de funções, realocamento da população, rações diárias, os planos quinquenais  tudo em prol do bem comum. Em 1939, Tatiana vive em um minúsculo apartamento com mais seis Mentanovas. Aos 17 anos, ela acabou de completar seus estudos e trabalha numa fábrica em Kirov. Tudo muda quando ela ouve pelo rádio a notícia de que seu país agora está em guerra. Prevendo as dificuldades que estão por vir, os pais de Tatiana pedem à menina que vá comprar suprimentos para estocarem. Entretanto, conhecendo Tatiana, já sabiam que dificilmente a menina completaria a tarefa sem desvios.
  Alexander Belov é um oficial do Exército Vermelho que está patrulhando a cidade de Leningrado no primeiro dia da Segunda Guerra Mundial. Ele sabe o que isso significa para o seu futuro e o da URSS. Serão tempos de crise, fome e sangue. É aí que ele vê essa pequena moça, com seus cabelos loiros e vestido branco de rosas, sentada num banco, esperando o ônibus e comendo sorvete como se esse fosse um dia como qualquer outro. É essa serenidade, essa inocência, que faz Alexander atravessar a rua por Tatiana.

“Tatiana: Eu encontrei meu amor verdadeiro em Ulita Saltykov-Schedrin, enquanto eu estava sentada num banco tomando sorvete.

Alexander: Você não me encontrou...Você nem estava procurando por mim. Eu encontrei você.

Tatiana: Alexander, você estava... procurando por mim?

Alexander: A minha vida toda."


  Aí você me pergunta: mas é só romance?

1987 cary elwes the princess bride true love robin wright

  Calma, calma. 
  Sim, esse livro tem uma das estórias de amor mais bem desenvolvidas e emocionantes que eu já tive o imenso prazer de ler. Mas não é só isso. Paullina Simons tem esse dom de te transporta pra dentro do livro. A empatia que senti por esses personagens, até mesmo pelos que deveriam ser secundários, foi intensa demais. Ela conseguiu fazer com que, num livro com mais de 900 páginas, eu não me sentisse nem um pouco entediada. Pelo contrário. Passei horas e horas seguidas agarrada ao meu exemplar, devorando a estória de Alexander e Tatiana. E, quando largava o livro (pra ir ao banheiro, buscar comida - água é dispensável- e dar uma cochilada), não conseguia parar de pensar sobre ele. Sobre o que iria acontecer em seguida. Sobre como ela daria continuidade a estória. Porque eu simplesmente não tinha ideia. Esse é um livro completamente realista e surpreendente. O modo como a guerra é retratada, como as dificuldades da população são expostas, mostrando os detalhes e te fazendo imaginar o que é viver aquilo, o que é necessário pra sobreviver à fome, doença, ao frio incessante, a preocupação... Esse livro te leva numa intensa jornada de emoções simplesmente... 

tv excited shocked how i met your mother barney stinson

  Inesquecível.
  Como eu disse, eu realmente me conectei aos personagens. Tatiana é uma personagem meio paradoxal. Ela possui uma inocência que não condiz com sua idade, mas ao mesmo tempo uma sabedoria em certas questões que me deixou embasbacada. Uma moça gentil e altruísta que por vezes acabou com minha alto-estima (pô, como ela pode ser tão maneira, produção?), mas por quem era impossível não torcer. A dedicação dela à família, o brilho de felicidade e esperança que ela sempre tinha, mesmo em situações que eu me encolheria na cama e choraria ao som de Photograph: incrível. Admiro muito e super entendo porque Alexander atravessou a rua por ela.
  Por falar em Alexander: que sonho de homem. Confiante, forte, misterioso e diferente de qualquer pessoa que Tatiana já conheceu, é impossível não se apaixonar por ele. Claro que há algumas decisões que ele toma que dão vontade de dar na cara dela, mas esses erros só deixam a estória e os personagens mais realistas, sabe? Mas o que eu mais gosto nele é o modo você simplesmente sabe o quanto ele ama a Tatiana, você sente a intensidade e a profundidade dessa relação que vai se construindo aos poucos. É uma estória de amor linda, tocante e que vai te fazer chorar e sentir aquele friozinho delicioso na barriga. Tô apaixonada, gente!

  Além disso, senti que Paullina realmente fez o dever de casa na hora de pesquisar a história de fundo. O modo como ela correlaciona a Guerra com o desenrolar do relacionamento de Alexander e Tatiana deixou todo livro mais rico, além de dar mais realismo à ele, considerando que grande parte dos fatos que nele aparecem realmente aconteceram.  Dá a impressão de que essa poderia ser a história de amor dos seus bisavós, sabe? Você tá de parabéns, Paullina!

  high five himym neil patrick harris barney stinson highest

  Claro que nem todo mundo pensa assim. Eu entro no Goodreads esperando ver vários elogios à essa obra maravilhosa e vejo que tem gente que deu apenas UMA ESTRELA pra esse livro mais que incrível! Dizendo que ele era entediante... Comasssim? Bitch, please. Você não saberia o que é um livro bom nem se ele te desse um tapa na cara e depois de pagasse um jantar.

otp how i met your mother barney stinson ted mosby lily aldrin

  Enfim...
  Pra vocês que estão curiosos do porquê de tantas gifs de How I met Your Mother: essa série arrasa. O Barney arrasa mais ainda. E esse livro também é bastante arrasante. Então achei que cabia.

how i met your mother himym neil patrick harris barney stinson tv-shows

  Em suma: um livro maravilhoso com uma estória completa e arrebatadora, daquelas que você vai se lembrar por um bom tempo. É uma leitura longa, mas que super vale a pena, prometo!
  Um beijo.




Anne.




2 comentários :

  1. Olá :)
    Sempre tive curiosidade sobre essa série, mas ainda não tive o prazer de ler, achei interessante como você descreveu a protagonista me pareceu bem interessante e acho legal não focar apenas no romance, adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Esse é sim um livro incrível e super recomendo.
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Beijosss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...