Menu Horizontal

16 setembro 2015

Resenha: As Mentiras de Locke Lamora - Scott Lynch

"Uma história original, vigorosa e arrebatadora de uma nova e brilhante voz da ficção fantástica."
George R.R. Martin

Sinopse:
  O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
  Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
  O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

Nota: 5 estrelas.
Páginas: 464 páginas.
Série: Nobres vigaristas #1
Título Original: The Lies of Locke Lamora. 
Editora Arqueiro

jack sparrow animated GIF

Nossa, como esse livro é bom!

  Nessa aventura épica super bem construída e com detalhes de tirar o fôlego, você irá se deparar com um dos personagens mais carismáticos que já conheceu e acompanhará sua jornada desde que era o menino órfão que inventava maneiras inovadoras e extremamente perigosas de saltear bolsos ...

"Algumas das minhas crianças gostam de roubar. Algumas são indiferentes ao roubo e outras apenas o toleram porque sabem que não têm mais nada pra fazer. Mas ninguém, digo e repito, ninguém nunca demonstrou tamanha avidez pelo ato de roubar quanto esse menino. Se ele estivesse com o pescoço cortado e um galeno estivesse tentando costurá-lo, Lamora roubaria a agulha e o fio e morreria rindo. Ele… ele rouba demais.”

jack sparrow animated GIF

...até se tornar o homem que construiu uma reputação de maior vigarista de toda Camorr e ainda consegue se fazer passar por mero ladrão de rua diante de todos que o conhecem.

"Correntes costumava falar que não havia liberdade igual a de ser constantemente subestimado." 
- Locke

  Sabe quando você não consegue evitar torcer pelo vilão? Apresento-lhes Locke Lamora.
  Inevitavelmente a sagacidade desse personagem te surpreenderá. Com o jeito malandro e carismático que pode apenas ser comprado ao do infame Jack Sparrow, Locke conjura os mais elaborados e engenhosos planos para esvaziar os bolsos dos nobres de Camorr. Dispondo-se de uma inteligência incomum, dos ensinamentos de um dos maiores vigaristas de todos os tempos, de uma série de recursos ludibriosos e de seus fiéis comparsas, Lamora não só foi capaz de juntar uma grande fortuna como também conseguiu se tornar um dos homens mais procurados pelo Duque e ainda assim se manter incógnito por muito tempo.

"Nós aqui somos ladrões de outro tipo, Lamora. A farsa e o engodo são as nossas ferramentas. Não acreditamos em trabalho árduo quando uma cara falsa e uma bobagem bem-bolada podem ser tão mais eficazes."

johnny depp animated GIF

 Até o Rei Cinza chegar. Essa figura misteriosa que vem matando grandes criminosos do submundo põe em risco o segredo de Lamora e, consequentemente, a vida de todos os Nobres Vigaristas.
  Nesse livro, Scott Lynch criou um mundo fictício cheio de tradições e superstições, com reinos de culturas diferentes e povos com características distintas. Extremamente bem escrito, esse intrincado plano de fundo combinado aos detalhes minuciosos que o autor nos fornece sobre esse reino nos transporta a essa Era. Brigas de socos realísticas, batalhas contra tubarões gigantes, personagens carismáticos e únicos, jogos políticos elaborados, pitadas de magia e mistério, além de momentos hilários. Basicamente, é isso que compõem esse livro, um dos melhores que já li.
  Alternando-se entre o passado de Lamora - onde acompanhamos o menino de rua que quase acabou com a Paz Secreta em sua formação em vigarista - e seu presente - Locke trabalhando em seu atual golpe e aparição do Rei Cinza -, o livro nos permite ter uma visão completa de Locke e de sus comparsas. Conhecemos, nos apegamos e, sim, admiramos esses ladrões de elite que roubam pelo simples prazer da façanha.

"– Eu só roubo porque minha querida família precisa do dinheiro para viver!
Locke Lamora fez essa afirmação com o copo de vinho erguido bem alto. (...) Calo e Galdo à sua direita, Jean e Pulga à sua esquerda. Os outros Nobres Vigaristas puseram-se a vaiar e entoaram em coro:
– Mentiroso!
– Eu só roubo porque este mundo cruel não permite que eu tenha um trabalho justo! – exclamou Calo, erguendo o próprio copo.
– Mentiroso!
– Eu só roubo porque tenho que sustentar meu pobre irmão preguiçoso, cuja indolência partiu o coração de nossa mãe! – Galdo deu uma cotovelada em Calo.
– Mentiroso!
– Eu só roubo porque estou convivendo temporariamente com maus elementos – disse Jean.
– Mentiroso!
Por fim, o ritual chegou a Pulga, que ergueu o copo com um leve tremor e berrou:
– Eu só roubo porque é muito divertido, porra!
– VIGARISTA!"

johnny depp animated GIF

  Os Nobres Vigaristas: um grupo de trapaceiros reunidos pelas circunstâncias mas atados por escolha. Os gêmeos Calo e Galdo, sarcásticos e cômicos, o grande Jean e o aprendiz Pulga, todos sob a liderança de Locke Lamora. Embora todos esse personagens tenham papeis marcantes no livro, o holofote com certeza pertence à Lamora.

"- Pulga, Locke é nosso irmão e nosso amor por ele não tem limites - falou Calo. - Mas três palavras mais fatais de toda a língua terim são "Locke teria apreciado".
- Comparáveis apenas a: "Locke me ensinou um truque novo" - emendou Galdo.
- A única pessoa que se safa com os golpes de Locke Lamora...
- ... é Locke Lamora...
- porque nós achamos que os deuses o estão poupando para uma morte realmente grandiosa. Algo com facas e ferro incandescentes...
- ... e cinquenta mil espectadores aplaudindo."



johnny depp animated GIF

  Um livro muito bem elaborado, onde as pontas se encaixam lindamente no desenrolar da estória, deixando soltas apenas o suficiente para aguçar nossa curiosidade para o próximo livro da série que mal posso esperar para ler.
  Esse livro me divertiu muito. Passei horas presa nesse mundo completamente incrível e original. Até agora estou impressionada com a habilidade e astúcia de Sott Lynch na elaboração desse livro. Reviravoltas, esquemas, surpresas, sangue e trapaças são elementos sempre presentas nessa história.
  Resumidamente, incrivelmente incrível.
  Agora vá ler essa maravilha, vai!

lol animated GIF






Anne.

4 comentários :

  1. Nossa depois dessa resenha, estou morrendo de vontade de ler este livro!
    beijos de luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Fico mt feliz que tenha gostado *---*. E te garanto q se vc ler esse livro, não irá se arrepender.
      Beijoss

      Excluir
  2. Também fiquei com vontade de ler! Será o próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gunara! Tudo certo?
      Esse é um livro que vale muito a pena! Um daqueles que você vai lembrar mesmo depois de muito tempo. Espero que você goste tanto quanto eu ; )
      Beijoss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...